Qual o papel do trabalho na sua vida?

Originalmente produzido por Sergio Sabino em:

https://www.linkedin.com/pulse/qual-o-papel-do-trabalho-na-sua-vida-sergio-sabino?trk=prof-post

==========================================================================

“O trabalho enobrece o homem”.  Quem nunca ouviu esta célebre frase de Max Weber? Ele já refletia sobre o que o trabalho representa na vida das pessoas, no final do século 19.

E a palavra em si já gerava divergências com relação à percepção das pessoas:

  • Trabalho em Português ou Travail em Francês, por exemplo, derivam do Latim “Tripalium”= Instrumento de tortura rudimentar.
  • Já a palavra “Work”(inglês) ou “Werk” (alemão), que derivam do Grego “érgon / ergasia”, tem o sentido de “agir / ação”

A etimologia das palavras explicam um pouco como cada povo encara sua relação com o trabalho, mas claro que, em pleno século 21, não pode ser tomada como verdade. Muita coisa mudou desde a revolução industrial.

Ainda assim, as pessoas tem variadas percepções sobre o trabalho e isso pode, em certa escala, definir o seu caminho:

  • Muita gente encara o trabalho como um meio para obter recursos para viver. E entendem que, quanto mais trabalho, mais recursos. E isso as move.
  • Outros entendem o trabalho como fazer algo que ama e que o retorno financeiro sobre isso é consequencia, mas não a finalidade principal.
  • Ainda para outros, trabalho de fato é uma trotura (como muitos já traduziam no século 19). Um mal necessário e a melhor hora do dia é quando ele acaba.

Aqui fica um recado. Algo que ninguém pode fazer inteiramente por você:

  • Defina primeiramente o que é “sucesso”para você. Aqui é importante dizer que “sucesso” é igualmente um conceito totalmente subjetivo. Cada um de nós tem sua visão e assim deve ser.

O importante é entender que sucesso não é ficar rico, não é trabalhar de graça em algo que ama. E muito menos não trabalhar. Sucesso é ter equilíbrio em tudo.

Ache sua relação com o trabalho e não o torne seu controlador. E nem o contrário.  Ache o espaço do trabalho em sua vida e organize todos os seus papéis, para que ele não seja o culpado por todos os seus problemas. Por que ele não é. Você é. Não fuja das suas responsabilidades.

E boa sorte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s