Você busca seus candidatos só nos concorrentes? Então reze…

Recrutar cada vez mais se torna um tema relevante. Que bom!

Seja pelo tempo que leva, pela competição no próprio setor, pela dificuldade de encontrar talentos, pelo excesso de oferta, pelo descompromisso da nova geração, entre tantos outros motivos.

Teorias e teorias se desenvolvem, uma indústria de bilhões se cria e cresce em torno disso tudo.

Candidatos se mobilizam, vasculham, visitam sites, conversam com recrutadores, se deslocam, se entusiasmam, se frustram.

Enfim, é um segmento que traz um componente emocional forte. E teria tudo para ser mais desenvolvido do que é hoje. Isso porque a tentação de buscar o caminho mais fácil ainda povoa o imaginário de muita gente, que sonha em executar um processo seletivo perfeito, rápido e barato.

Acontece assim: Eu busco a mesma posição que tenho na empresa e filtro pelos principais concorrentes. Entrevisto e o que se encaixar melhor no pacote disponível começa. São ignorados os temas culturais, experiências anteriores, formação, projetos desenvolvidos, referências, etc. Incluindo os destaques internos da empresa, que estejam em outras áreas.

Muita gente vai negar. Mas acontece bastante.

Resumo: Dinheiro pela janela em iniciativas e sistemas de seleção, horas e horas em sala de entrevista, milhares de CVs recebidos que não serão considerados, muitos reais em treinamento serão investidos.

Conhecimento técnico nessa hora vale, mas não é tudo. Ao contrário.

Afinal, os processos são diferentes e as PESSOAS são diferentes. Aí o RH acende uma vela e reza para dar certo. Afinal, como errar em trazer um profissional e do mesmo segmento, de um concorrente direto?

Esta hipotética proteção pode se virar contra você. Recrute com o olhar de dentro, não de fora. Cultura, Valores, Empatia, Trajetória, tudo tem que ser levado em conta.

Não subestime as ferramentas que você mesmo muitas vezes contrata e acaba por deixar de lado.

E boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s