Mas mantenha o respeito…

O momento de mercado é delicado. Mais gente demitida que contratada. Isso não é novidade e devemos nos manter assim durante este ano, pelo menos.

Isso cria a reversão da relação oferta / demanda entre empregadores e candidatos vigente nos últimos anos. É aqui que precisamos tomar muito cuidado para não levar este princípio econômico ao limite do respeito às pessoas.

Estes momentos de mercado tendem a criar exageros e fazer com que processos seletivos se tornem quase infinitos, complexos e percam totalmente o sentido, esbarrando no respeito ao momento do candidato.

Isso, associado a uma oferta salarial reduzida com a justificativa do atual momento, causa nas pessoas uma sensação de completa incerteza com relação às motivações que os fizeram iniciar no processo seletivo. Ou seja, mesmo que seja a pessoa seja escolhida, esta relação tende a começar pelos motivos errados e consequentemente, durar pouco.

O momento de mercado exige equilíbrio de todos os lados:

– Empresa, Recrutador, por favor: mantenha o processo em um nível razoável, forneça feedback, faça apenas as perguntas necessárias, trabalhe com o empregador em uma proposta salarial adequada

– Candidato: gerencie sua ansiedade, evite se candidatar para oportunidades que não tenham proximidade com sua experiência ou senioridade (IMPORTANTE) e procure se preparar da melhor forma para qualquer oportunidade que surja.

Todos nós torcemos para que este cenário se reverta o mais rapidamente possível. Mas, é bom estar preparado para mais um bom tempo de dificuldades.

Por isso dê duro, mas mantenha o respeito…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s