Como evitar frustração com as escolhas profissionais?

img_executiveImaginando uma situação normal, boa parte de nossas escolhas na vida passam por um processo mínimo de análise. Quanto mais risco imaginamos que a decisão pode envolver, mais subsídios e mais informações consultamos para tomar as nossas decisões.

Mas ainda tem muita gente que considera escolher uma nova companhia para trabalhar como se fosse escolher bombons de uma caixa.  Não tratam com o devido interesse e com a devida avaliação do risco que uma decisão mal tomada pode implicar.

Um novo desafio profissional vai muito além dos aspectos técnicos e inerentes à oportunidade que se abre. Salário, Benefícios e Projetos interessantes serão oferecidos em todas as ocasiões em que você for convidado a participar de um processo seletivo. Isso é o básico do básico. Mesmo assim, tem muito profissional experimentado que não passa nem por este fluxo de decisão.

Uma escolha consciente precisa efetivamente oferecer uma possibilidade real de REDUZIR O RISCO de cometer um erro nesta transição. E esta redução do risco passa necessariamente por uma análise mais profunda da CULTURA CORPORATIVA da empresa.

O que é cultura corporativa?

A cultura corporativa, assim como a cultura de um país, de um povo, é o resumo dos hábitos, costumes e tradições que proporcionam uma identidade, que fazem com que aquela organização seja reconhecida. E isso tem TOTAL relação com os seus VALORES.

Você precisa analisar se o que a empresa demonstra como essência e como propósito tem aderência ao seus próprios valores. Pondere se as práticas empregadoras da companhia calam forte em você, de uma forma que te traga conforto. Você precisa conhecer, principalmente, a si mesmo. Faça para você algumas perguntas:

  • Você valoriza sustentabilidade?
  • Você acredita que vale mais um tratamento humano ou mais agressivo para atingir resultados?
  • Um bom salário variável ou um bom pacote de benefícios te mantém mais tranquilo?
  • Você gosta de autonomia? Ou de feedback constante?
  • Convive bem com processos e burocracia?

Como conhecer esta cultura?

Busque informações da empresa nos canais digitais, sites de carreira, redes sociais e matérias da imprensa. E o mais importante de tudo: consulte atuais ou ex-funcionários. Este é o principal e mais confiável canal para proporcionar a você uma decisão mais confortável.

É fácil conhecer os pilares empregadores de uma organização hoje?

Infelizmente não. Vale lembrar que a grande maioria das empresas precisam ser mais claras em demonstrar esta cultura, através de um processo consistente de comunciação e engajamento com seus funcionários e candidatos.  Esta falta cria um ciclo vicioso de alto risco na contratação por parte das empresas. Candidatos sem informação adequada como empregadora se baseiam em informações da marca de consumo. Isso pode implicar em prejuízo á sua carreira e á produtividade da empresa.

Por isso, enquanto as empresas não priorizam esta fundamental iniciativa, faça a sua parte. Reduza o seu risco de frustração e boa sorte.

Sergio Sabino é Country Manager da TMP Worldwide no Brasil

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