Na guerra por talentos, conheça o PPC e o SEO: a artilharia e a infantaria do Talent Acquistition

leis_de_guerra_talentosPara atrair os talentos mais valiosos e trazer visibilidade para seus jobs, as organizações investem (ou deveriam) investir em diversas táticas de Talent Acquisition. Entre estas muitas táticas está o uso de estratégias chamadas de pay-per-click que incluem banners, search engine marketing, campanhas em redes sociais. Adoramos o PPC por que normalmente ele realiza o trabalho – você investe, os cliques (e as pessoas) aparecem.

Mas este tráfego pode ser efêmero. Assim que você interrompe o pagamento, o tráfego migra para outro lugar. Por esta razão você precise também investir no serviço de SEO – search engine optimization – proporciona uma exposição muito mais sustentável que o PPC pode entregar.

PPC e SEO são duas ferramentas muito diferentes que servem a dois propósitos igualmente diferentes. Apesar disso, elas nasceram para conviver juntas, como arroz e feijão, praia e cerveja, mesa e cadeira. Para resultados ideais, você precisa usá-los juntos. Infelizmente, muita gente não entende isso.

Em sempre penso no PPC e SEO como a artilharia e a infantaria do marketing para Talent Acquistition.

Apeear da “Guerra” por talentos, isso é apenas uma metáfora, porém muito adequada.

Em operações militares, a artilharia bombardeia inimigos à distância, reduzindo a resistência dos rivais ao mínimo possível. Uma artilharia bem sucedida depende de acuracidade no alvo, conhecer onde seu alvo está escondido, bem como que tipo de ambiente o cerca.

Um simples tiro da artilharia não resovlerá o problema. Você precisa investir muito tempo atirando até que seu inimigo efetivamente decida não mais se mover. A notícia difícil é que artilharia por muito tempo pode ser bem cara. Este cenário te lembra o PPC também?

Como a artilharia, o PPC exige precisão, muito investimento e repetição. É assim que ele funciona. Um anúncio sozinho pode até ajudar, mas se você o faz com recorrência e alcance, pode ser realmente efetivo e decisivo.

E do outro lado da artilharia está a infantaria. Enquanto a artilharia está minando a resistência inimiga, a infantaria entra por terra para dominar o território. Essencialmente, a infantaria entra para resolver as coisas de perto e tomar conta do ambiente, bem como expandí-lo.

Engraçado esse negócio de território – quando você o conquista, você é o beneficiado, além de impedir que o inimigo seja também beneficiado a partir daquele momento.

Pense no Google como um território muito disputado. Quando você aparece em um ranking de palavra-chave nele, alguém automaticamente não conseguiu. É isso que o SEO faz: ajuda você a conquistar e preservar território no motor de busca e mente dos candidatos.

Agora que você conhece as diferenças entre SEO e PPC, como elas podem funcionar juntas sendo tão diferentes? Mais uma lição militar aqui,

Para defender um território, você busca assustar e neutralizar o máximo de inimigos possível. Depois, a infantaria entra, domina fisicamente o território e passa a protegê-lo. A artilharia usa este novo território como base para conquistar novos territórios.

No ambiente on line, investimos às vezes muito dinheiro em alvos específicos. Estes pontos de atração a conteúdos que o público-alvo lê, curte e compartilha, permite a criação de novos e múltiplos espectros de audiência. À medida que as pessoas clicam e compartilham estes conteúdos, você passa a dominar aquele espaço através do PPC. Aí, construir novos conteúdos e otimizar suas páginas com a estratégia de SEO vai ajudá-lo a defender este espaço conquistasdo. Assim, você redireciona seus investimentos em PPC para a conquista de novos espaços.

Com tudo isso, a maioria ainda tratará estas estratégica sem separado, apesar dos benefícios de ter ambas funcionando juntas. Mas você não é a maioria. Agora você entende que, juntas, elas funcionam muito melhor.

Boa sorte e domine o mundo do Talent Acquisition!

Escrito por James Ellis – Director of Inbound Marketing at TMP Worldwide

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